De Praga pra Londres

Rio Vtlava em Praga

Noite difícil, dormi bem pouco, às 5 horas já tinha acordado! Fiquei até 7:20 na cama, tomei banho, tomei um café com pão, queijo, salame, iogurte. Minhas coisas já estavam todas arrumadas, então saí no horário que queria. Paguei 195 krone do minibar do hotel. Peguei o metro … E fui até Florenc, baldeando pra linha Vermelha, que me deixou na estação de trem. Tudo muito rápido. Voo atrasou meia hora, saiu 12:50, chegando por volta 13:40, lembrando que o fuso horário de Londres são 4 horas a mais e não 5 como em Praga. Estou no National Express indo pra Victoria Coach Station. Queria dizer que fiquei mais de meia hora na fila do passaporte, em que perguntaram-me: quantos dias ficaria, o que fazia no Brasil, pra onde ia, de onde vim, que tipo de projetos eu fazia, qual sistema de saúde. Muito demorado o interrogatório com vários cidadãos que não tenho nem ideia de onde eram, mas passei. Saí de lá, peguei a mala, tirei a mochila, e fui procurar o ônibus, achei e caí de costas quando vi que a passagem era £ 28. Mas não vendia no ônibus como estava escrito no painel no ponto de embarque, então voltei no saguão e comprei na balcão, pagando só £ 8. Horário de saída 15:15 não rolou, passaram pelos menos 4 ônibus, e nenhum era o meu. Deve ter saído 15:30, parando muitas vezes, sem ninguém subir ou descer, por isso chegou na estação às 17:25, além da chuva que foi constante em todo o trajeto e deve ter ajudado na demora. Quando me aproximava da estação, reconheci um prédio da vez que fui ver Billy Elliot, me sentindo em casa. Desci, andei um pouco atrás das placas, comprei um sanduíche e uma Pepsi, pagando £ 4. Enfiei na sacola, saí da Coach Station seguindo as placas, encontrando facilmente Victoria Station, porque são muito próximas. Olhei num mapa de tube e vi que eram só umas duas ou três estações para Earl’s Court, agora era descobrir como funcionava… Pedi informação para uma funcionária e achei bem facilmente. O dilema era comprar, mas um funcionário me ajudou e, pronto, ticket na mão. Desci para pegar District Line, mas pedi mais uma informação pra outro funcionário que me disse que o trem era aquele ali na minha frente. Muito fácil e 4 estações depois, descia em Earl’s Court, que ninguém reconheceu minha pronúncia dessa estação. Que maravilha, saí na frente da estação e a rua do hotel era só atravessar e caminhar mais uns 5 minutos. Meu Deus, como foi fácil, até eu fiquei espantado. Tube a £ 4,90 passagem simples. Cheguei 18:10 no ibis. Subi, arrumei as coisas … Fui procurar algo pra comer, não senti firmeza em entrar nos restaurantes e fui dar com os costados no Sainsbury’s de … De … Que ano vim aqui? Nem lembro mais! Enfim, comprei presunto, aqueles enroladinhos de japoneses, suco de limão e um vermouth baratinho pagos no Visa a £ 15,35. Isso já era 21:16. Como é pertinho do hotel, não devo ter demorado muito pra chegar … Fiquei até às 2 acordado!